Rinite Alérgica

Rinite Alérgica

O que é

A rinite alérgica, como diz o próprio nome, é uma reação imunológica do organismo a componentes que estão presentes no ar. Essas partículas são inaladas pelo nariz de todos nós, junto com o ar que respiramos. É função do nariz filtrar essas impurezas, para que o ar chegue o mais puro possível aos pulmões.Porém, no portador de rinite alérgica, a sensibilidade às partículas é muito maior.

Essas substâncias estranhas presentes no ar são consideradas componentes alérgicos. Ou seja, o sistema imunológico acaba reagindo de forma exagerada a essas substâncias na tentativa de defesa do organismo.O incômodo pode ser grande e atrapalhar o dia-a-dia do portador da rinite, principalmente quando os ambientes frequentados por eles possuem componentes alérgenos no ar.

Causas da Rinite Alérgica

Inúmeras substâncias presentes no ambiente podem ser componentes alérgenos causadores da rinite. Mas, antes de entrarmos neste tema, você já se perguntou por que algumas pessoas são mais sensíveis a essas substâncias do que outras?

Existe um componente genético nas alergias. Estudos mostram que filhos de pais com rinite têm 50% de chances de também serem portador da doença. Nem sempre essa reação ocorre nos primeiros anos de vida, podendo se desenvolver ao longo da vida do indivíduo.

Esclarecido este tema, vamos às substâncias presentes no meio ambiente que são alérgicas ao portador da rinite. A poeira doméstica é a principal delas, mas existem outros componentes como: pelos de animais, descamação da pele humana, bactérias, fungos e ácaros. Substâncias de plantas, como o pólen, também podem desencadear a doença. O uso de ar condicionado também é outro fator.

Sintomas

A rinite ocorre em crises. Dificilmente a pessoa apresenta os sintomas de forma crônica, mas, sim, quando entra em contato com os componentes alérgicos presentes no ar. Porém, quanto maior o tempo de exposição no ambiente em que as substâncias estão presentes, maior a durabilidade da crise.

Os sintomas são:

Irritação no nariz, boca, garganta, olhos e pele
Nariz entupido
Coriza
Espirros sequenciais
Olhos lacrimejantes
Tosse
Sensação de coceira no nariz

Diagnóstico

O diagnóstico deverá ser feito por um médico pneumologista. Ele irá fazer a anamnese, ou seja, questionar o paciente sobre seus hábitos e sintomas. Alguns exames e testes poderão ser solicitados, como o teste de alergias para revelar os componentes alérgicos que desencadeiam a crise de rinite.

O teste mais comum é feito na pele, aplicando diferentes componentes que podem causar a alergia e verificando a reação do paciente. Exames de sangue também podem auxiliar no diagnóstico, medindo os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, como a imunoglobulina.

Tratamento e Cuidados

Uma vez fechado o diagnóstico, o tratamento consiste no uso de medicamentos e na higiene dos ambientes em que convive o portador da rinite. Neste caso, o paciente deve evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas. Isso varia de paciente para paciente, mas geralmente evita-se o uso de móveis que possam acumular poeira e ácaros, como carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e determinados produtos de limpeza.

O médico pneumologista também pode receitar medicamentos como antialérgicos, descongestionantes nasais e corticosteróides. Estes últimos são aplicados no nariz, com o objetivo de melhorar a função nasal, evitando ou amenizando as crises. A dose e a duração do tratamento deverão ser feitos pelo médico pneumologista.

Ainda tem dúvidas?