Tabagismo

Tabagismo

Entenda

O tabagismo pode ser a causa de inúmeras doenças pulmonares, respiratórias, cardiovasculares, cerebrais, além de contribuir para a formação de tumores malignos. Mesmo diante de tantos riscos à saúde, o número de fumantes no Brasil e no mundo ainda é considerado preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 20 milhões de fumantes no país.

 

Depois que o organismo entra em contato frequente com as substâncias químicas do cigarro, é estabelecida uma dependência fisiológica, o que torna a vontade de parar de fumar algo muito difícil e distante da realidade dos fumantes. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Campinas revelou que 63% de quem faz uso do cigarro já tentaram parar de fumar, mas não tiveram sucesso.

O papel do pneumologista é essencial para quem deseja deixar o cigarro. O médico da área ajuda o paciente com o passo a passo para se livrar do vício da nicotina, além de avaliar a função respiratória. Os casos devem ser avaliados de forma individual, já que cada organismo reage à dependência de uma maneira específica. As técnicas utilizadas para deixar o hábito também devem variar de acordo com o caso.

Tentar parar de fumar por conta própria pode levar o fumante a ficar excessivamente irritado, ansioso ou frustrado, caso não consiga abandonar o vício. Muitas pessoas passam por uma tentativa mal sucedida e acabam ficando traumatizadas com a possibilidade de tentar novamente.

Na dúvida de como parar de fumar, a orientação é que o fumante procure um pneumologista de confiança e passe por todo o processo indicado pelo médico.

Ainda tem dúvidas?